Assembleia da Propagação da Fé avalia caminhada e planeja atividades para 2016
Por Jaime C. Patias
Reunidos na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), representantes das atividades da Obra da Propagação da Fé (POPF) realizam, nos dias 9 a 13, a sua 8ª Assembleia anual. Coordenado pelo secretário nacional da Obra, Guilherme Cavalli, o evento tem como tema de estudo a cultura do Bem Viver e inclui na programação partilhas dos trabalhos realizados nos diversos estados do Brasil e o planejamento para 2016.
Natural de Lagarto, estado do Sergipe, a senhora Maria Rufino trabalha há 4 anos com grupos de idosos e enfermos missionários, uma das atividades da Propagação da Fé. São realizados encontros semanais e visitas aos enfermos acamados em asilos levando-lhes palavras de conforto, orações e ajudas materiais. “O carisma da Obra é apaixonante”, relata Maria. “Encontrei na Infância e Adolescência Missionária (IAM) a inspiração para começar”, explica ela dizendo ainda que as dificuldades são superadas tendo como guia a Palavra de Deus.
A missionária conta que certa vez foi questionada sobre a ausência de um documento para realizar os trabalhos junto aos enfermos. “Lembrei-me que não existe documento maior do que a Bíblia e, não existe biblioteca melhor para as atividades, do que a Bíblia. Por isso, a Obra faz as coisas acontecerem”, destaca Maria Rufino. Ela trouxe o testemunho de um enfermo que não aceitava orações em sua casa. Inspirado no lema “Na alegria e na dor, serviremos o Senhor”, o grupo enfrentou a situação e o acompanhou até o dia de sua morte.
Na cidade de Caldas Novas (GO), as Irmãs Dominicanas da Beata Imelda mantêm o Centro Juvenil pela Vida, uma Associação ecumênica, na paróquia Bom Pastor, diocese de Ipameri. “A proposta é integrar todas as atividades da Propagação da Fé”, explica a irmã Elisa Ferreira que participa da Assembleia com o casal, Mário Lúcio e Rosalina Soares Chaves, e o jovem Leonardo Camargo. Eles trabalham com a Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM) e as Famílias Missionárias. Mário e Rosalina comentam que o trabalho com as Famílias Missionárias começou há pouco tempo são desenvolvidos no estilo das CEBs. Todas as semanas tem a Escola da Fé com estudos bíblicos e a leitura orante da Bíblia.
Irmã Elisa destaca ainda que a Obra procura integrar a catequese e IAM onde as crianças incentivam os pais a participarem da comunidade. Para 2016 está previsto o 3º Encontro Missionário das Famílias, onde participam também as crianças, os adolescentes e os jovens. “Este ano trabalhamos muito bem a Campanha Missionária com as famílias e também com os grupos de IAM. Agora estamos fazendo também a Novena de Natal, com as famílias e com as crianças”, explica irmã Elisa. “O Projeto conta com uma Banda e um Coral formado por crianças da IAM, da catequese e também crianças evangélicas”.
Ao falar da escassez de verbas, a religiosa afirma que “o esforço é grande e os desafios também, mas o grupo não desiste. Os resultados aparecem quando se faz um trabalho iniciando pela IAM, pois tem uma continuidade. A dificuldade maior é a perseverança dos jovens, que por motivo de trabalho acabam deixando o grupo. Isso por que Caldas Novas não oferece muitas oportunidades”, lamenta a irmã.
Fundada na França em 1822, por Paulina Jaricot, a Obra da Propagação da Fé foi declarada Pontifícia pelo papa Pio XI em 1922 tornando-se, assim, organismo oficial da Igreja universal e de cada Igreja particular para a animação e cooperação missionária em todo o mundo. No Brasil a Obra realiza trabalhos com a Juventude Missionária, presentes em todos os estados e em alguns lugares com as Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários
Neste sábado, 12, a assembleia teve uma visão geral das quatro obras Pontifícias apresentada pela Equipe de Coordenação das POM em Brasília, o diretor, padre Camilo Pauletti, padre André Luiz de Negreiros, padre Jaime Carlos Patias e o jovem Guilherme Cavalli.
Organizados por macrorregiões, os coordenadores da Juventude Missionária partilharam a caminhada por estado. Uma síntese dos avanços e desafios foi apresentada em plenário servindo de base para o planejamento do ano que vem.
Veja galeria de fotos:
Evento reúne na sede nacional das POM, em Brasília, dias 09 a 13 de dezembro 2015, coordenadores estaduais da Juventude... Posted by Pontifícias Obras Missionárias on Quinta, 10 de dezembro de 2015