Conselho Missionário de Seminaristas do Piauí celebra 30 anos de história
Por POM, com informações do Comise do Piauí.
Criado em 1986 no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, este ano, o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Piauí, celebra seus 30 anos de existência. A iniciativa, pioneira em todo o Brasil, teve o incentivo do padre Fábio Bertagnolli, e realiza animação missionária nos diversos momentos da vida formativa para despertar o ardor pela missão nos corações dos futuros presbíteros da Igreja no Piauí.
Desde sua criação, o Comise vem buscando harmonizar as dimensões da formação por meio dos valores que a dimensão missionária é capaz de produzir na vida espiritual, no cultivo da vida interior, nas dimensões humana-afetiva e intelectual, no serviço e na pastoral. Em suas atividades de formação para a missão na vida do presbítero, o Comise ajuda a transformar vidas por meio do encontro com a pessoa de Jesus.
A finalidade do Comise é proporcionar aos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada uma sólida espiritualidade e formação missionária capaz de enfrentar os desafios ação evangelizadora da Igreja, na pastoral, na Nova Evangelização e na missão ad gentes - além-fronteiras. Isso por que a missão universal da Igreja é responsabilidade das Igrejas locais.
Para as comemorações foi escolhido o tema “Missionários misericordiosos como o Pai” que norteará as várias atividades ao longo do ano. Fazem parte da programação um concurso para a criação do hino e da oração comemorativa, tardes de espiritualidade, hora santa missionária, encontros de formação missionária (Formises), visitas missionárias, entre outras.
Segundo o seminarista membro do Comise, Antonio Rômullo, “este ano será, certamente, um tempo de graça na vida do Seminário. Refletiremos melhor sobre a caminhada formativa e a vocação missionária. Espera-se, por fim, a renovação do compromisso missionário, pois se sabe que toda vocação nasce da missão”.