“COP30: Transição Ecológica e Transformação da Realidade”

Marcus Eduardo de Oliveira, articulista da revista Missões, destaca a importância da COP30 no contexto ecológico mundial.

Por Redação

Precisamos enfrentar com urgência a emergência climática que assola o planeta, com dados alarmantes sobre aquecimento global, poluição, desmatamento e perda de biodiversidade.  Marcus Eduardo de Oliveira denuncia o modelo econômico de crescimento ilimitado, dominado pelo lucro e pelo consumo desenfreado, que ameaça a sobrevivência da “Casa Comum da Vida”.

Com a COP30 acontecendo “no coração da Amazônia”, Marcus propõe que o encontro seja um símbolo de transformação ecológica e de um novo modelo civilizatório baseado na sustentabilidade, justiça social e respeito à natureza. Ele enfatiza que o Brasil tem papel crucial nesse processo, por sua rica biodiversidade e matriz energética majoritariamente limpa.

Entre os temas centrais que devem nortear a COP30, o Marcus aponta a transição energética justa, o fim do desmatamento, a proteção da biodiversidade, o combate à poluição e a promoção da bioeconomia. O autor defende que é preciso “realocar a Amazônia” no centro do debate global e consolidar instrumentos como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), incentivando financeiramente países que preservam suas florestas.

Em tom esperançoso e crítico, o artigo conclui que a transformação da realidade é possível, desde que haja compromisso global com a vida e coragem política para mudar o atual sistema predatório.

O artigo de Marcus Eduardo de Oliveira será publicado na íntegra na edição de novembro de 2025 da revista Missões.

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado