Diocese de Jundiaí realiza 12ª Caminhada dos Mártires e denuncia abandono de famílias do Aglomerado da Pedreira

11 de julho de 2025

No dia dedicado a Santa Paulina, a diocese de Jundiaí realiza a tradicional Caminhada no Aglomerado da Pedreira.

Por Reinaldo Oliveira *

Na manhã do dia 9 de julho, as paróquias da diocese de Jundiaí realizaram a 12ª edição da Caminhada dos Mártires. 

A caminhada de fé e profecia teve como palco as ruelas estreitas do Aglomerado da Pedreira João Pereira, da Região Pastoral Menino Jesus das Pedras, no território da paróquia São Camilo de Lellis, da cidade de Itu.

Rezando e entoando cânticos, no dia jubilar de Santa Paulina, leigos e leigas conheceram a sofrida realidade das mais de 170 famílias, quanto ao precário abastecimento de água, do esgoto escorrendo a céu aberto, da falta de escola, de uma unidade de saúde e outros serviços e políticas públicas. 

O Aglomerado encontra-se na divisa dos municípios de Cabreúva e Itu. Este fato gera o descaso e desatenção das autoridades destes municípios, com o agravante devido a estudos restantes, feitos pelo Estado em que apontam que ele encontra-se em área de risco, sujeito a eventuais deslizamentos de enormes rochas. Neste caso já há lei que diz ser possível mudar o risco, sem mudar a população.

Outra dificuldade é que ele está situado em área de APA – Área de Proteção Ambiental, havendo necessidade da instalação de rede de esgotos, que devido ao declive existente, escorre para o Rio Pirahy, bem como outros resíduos.

Devido à localização do Aglomerado entre os municípios, há um projeto em execução de uma grande represa para abastecimento, mas que após pronta não irá atender aos moradores. Hoje, eles têm para uso um poço comunitário, mas devido à demanda, são obrigados a receber água trazida pelo caminhão da Defesa Civil de Cabreúva, uma água sem tratamento que chega nas residências através de mangueiras improvisadas e que também necessita de tratamento com hipoclorito de sódio, bem como ser fervida para consumo. Ainda com relação a esta dualidade de localização, já há uma estação de tratamento de esgoto, mas que por sua localização não atende o Aglomerado.

Durante o trajeto pelas ruelas foram feitas três paradas para orações, cânticos e reflexão. Finalizando a caminhada, houve momentos de falas pelos participantes e lideranças locais, seguido da celebração da Palavra, com inspiração bíblica do Evangelho de Mateus (10,1-7): ”Ide, antes, às ovelhas de Israel. Em vosso caminho, alertai: o Reino de Deus está próximo”. 

* Reinaldo Oliveira é da Pascom da diocese de Jundiaí, SP.

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado