Uma Campanha da Fraternidade Ecumênica para tratar do saneamento básico

08 de janeiro de 2016

Presidente do CONIC fala sobre Campanha da Fraternidade Ecumênica no Curso de Verão, promovido pelo CESEEP, na PUC-São Paulo.

Por Dirceu Benincá

Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, 4ª edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), a ser realizada durante a Quaresma de 2016, irá tratar do saneamento básico. “Trata-se de uma questão fundamental para garantir vida com dignidade”, afirmou dom Flávio Irala, bispo da Diocese Anglicana em São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), durante a abertura do 29º Curso de Verão. O evento acontece de 06 a 14 de janeiro na PUC/SP e é promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP).

cursodeverao3De acordo com o bispo, o específico das Igrejas é cuidar das pessoas. Por isso, elas devem se ocupar também com questões sociais, econômicas, ambientais e outras. O lema da CFE/2016 é uma denúncia e um apelo proféticos: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). Para Irala, “temos que buscar o direito, a justiça e a paz. É necessário lutar por políticas públicas sem deixar de fazer a parte que cabe a cada pessoa”.

A encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, é um documento providencial dirigida ao mundo todo, pois somos todos desafiados a cuidar da casa comum, declarou o bispo. “Nosso futuro tem que ser garantido com sensatez. As igrejas querem fazer uma denúncia ao sistema capitalista, preponderante no mundo, que privilegia o lucro e acaba deixando coisas fundamentais de lado como a vida, a saúde e o bem-estar”.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica é uma promoção do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), composto pelas seguintes igrejas: Católica Apostólica Romana; Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Episcopal Anglicana do Brasil; Presbiteriana Unida do Brasil; Igreja Sirian Ortodoxo de Antioquia. Além dessas Igrejas, três organizações participaram na Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), a Visão Mundial e a Aliança de Batistas do Brasil.

Fonte: CESEEP

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado