O poder da Perseverança, da Luta e do Amor pelas Pessoas!
Por Juacy da Silva*
A luta para defender a plenitude dos direitos humanos e pela dignidade humana não é algo fácil, além da coragem demanda também compreensão da realidade, das raizes do sofrimento, da angústia, da tristeza, da violência, da pobreza, da exclusão e dos preconceitos e tantas formas desumanas de relacionamento que existem em nossas sociedades e em nossos países.
O Papa Francisco sempre se referiu as periferias como os lugares físicos e existenciais, tanto materiais, onde estão os pobres, os marginalizados, os excluídos, os injustiçados, os sem-teto, os sem terra, quanto existenciais, caracterizados pela solidão, pela angústia, pelo medo, pelas tristeza e pelas feridas interiores. Por isso é preciso aprender a olhar a realidade que nos cerca, de forma global, holística, para realmente poder compreender as situações concretas e promover a justiça, a inclusão, a fraternidade e o verdadeiro amor ao próximo, únicos caminhos para a plenitude da dignidade humana. Por isso, Francisco sempre enfatizava muito a necessidade de ir até esses locais, ir ao encontro das pessoas que sofrem e muitas vezes são humilhadas e violentadas, para acolher e ser fraterno em sua plenitude, lembrando que Jesus também sempre se dirigiu, sempre esteve e está ao lado dos pobres, dos marginalizados, dos excluídos e de quem esteja experimentando sofrimento que produz dores físicas e também dores na alma, dores existenciais. De forma semelhante, dando continuidade a essência do Evangelho, em suas homilias e pronunciamentos, o Papa Leão XIV, também tem insistido, nos exortado e enfatizado quanto a importância da solidariedade, da verdadeira fraternidade, do diálogo, principalmente com quem esteja sendo fustigado por tantos sofrimentos, combatendo as feridas causadas pelo ódio, por todas as formas de violência, pela incompreensão, pelo isolamento, pela solidão, pela miséria, pela fome e pelo descaso com as demais pessoas, convidando-nos `a uma busca incessante pela paz exterior desarmada e, também, paz interior. Este é o caminho da verdadeira evangelização.
Que Deus esteja conosco hoje e sempre e que Ele seja nossa fonte de inspiração, que nos ilumine pelas “estradas da vida”, nos guie pelo bom caminho, nos fortaleça e nos dê a paz exterior e interior.
Nesta oportunidade, eu gostaria de compartilhar com você, que está lendo esta reflexão a parar um momento e procurar entender o significado da mensagem de Jesus quando ele disse: “Vós sois o sal da terra” e “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5,13,14) e assim entender esta história de vida de Jason Ardy.
“Negro, sofrendo na pele dois tipos de preconceitos, por ser negro e autista severo, sem falar até os 11 anos, que só conseguiu aprender a ler e a escrever aos 18 anos, tornou-se sociólogo, um lutador pelos direitos humanos, pela inclusão, contra o racismo, e um renomado professor em Cambridge, no Reino Unido, aos 37 anos. Tudo isso porque sua mãe e um professor simplesmente não desistiram dele”.
Esta é a história inspiradora de Jason Ardy, mais uma, como tantas outras que existem para demonstrar a importância da inclusão social, econômica e política e da luta contra todas as formas de preconceitos, de racismo, de discriminação, de violência, de descaso com as pessoas e de desigualdade em todas as sociedades, inclusive em nosso país!
Enfim, esta é a luta do dia-a-dia por direitos humanos, por justiça social, por uma paz interior e exterior, pelo fim da violência contras as minorias e, também, pelo fim dos conflitos armados, pelas guerras e por verdadeiros genocídios que ainda presenciamos em pleno Século XXI.
Procure conhecer esta e outras histórias de vida, exemplos de luta, de resiliência e de superação e que elas sirvam para sua inspiração e possam ajudar em sua sua luta diária e em sua caminhada, se gostar, compartilhe! Tenha uma ótima semana, abençoada e bem feliz, merecidamente!
Todas as pessoas, todas mesmo, tem uma cruz para carregar, mas isto não é castigo de Deus, apenas uma oportunidade para nos fortalecer enquanto seres humanos, filhos e filhas de um mesmo Criador, que vê na outra pessoa um irmão e uma irmã, que as vezes precisa de um apoio, qualquer que seja, um prato de comida, uma palavra de conforto, um abraço, uma oportunidade, uma nova chance, um pouco de solidariedade, muita compreensão e amor verdadeiro.
O segredo para construirmos um mundo e um país melhores é lutar contra todos os fatores adversos e desafios que nos afligem diuturnamente e sermos totalmente solidários a quem sofre, vale dizer, insistir sempre, desistir jamais!
*Juacy da Silva: professor fundador, titular e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia integral – Região Centro Oeste.