Resumo da entrevista com o professor Juacy da Silva, novo colunista do Portal Consolata Brasil
A conversão ecológica não é apenas individual, mas comunitária. É hora de a Igreja assumir profeticamente o cuidado com a Casa Comum.
Por Redação
Na edição de agosto da Revista Missões, será publicada, na íntegra, uma entrevista exclusiva com o professor Juacy da Silva, sociólogo, ambientalista e articulador da Pastoral da Ecologia Integral no Mato Grosso. Aposentado da UFMT, Juacy integra agora o time de articulistas do novo portal da Família Consolata e reforça a importância da evangelização a partir da ecologia, inspirada pela Laudato Si do Papa Francisco.
Na conversa, o professor relata sua trajetória de engajamento, desde a formação pelo Movimento Laudato Si até a missão de estruturar a pastoral no Centro-Oeste, expandindo para dioceses do Mato Grosso e iniciando contatos com outros estados da região.
Ele afirma que todos podem contribuir, mesmo sem poder político ou econômico, por meio da conversão ecológica coletiva e da mobilização profética, exigindo políticas públicas que cuidem da Casa Comum. Cita ainda a necessidade de rever nossos hábitos e de integrar fé e ecologia na vida cotidiana.
Juacy destaca o papel da comunicação como aliada na formação de consciência e justiça socioambiental, elogiando o novo portal da Consolata por dar espaço a temas como pobreza, exclusão, direitos humanos e ecologia integral — que, segundo ele, é o maior desafio do século XXI.
Como leigo engajado, conclui dizendo que ainda há omissão dentro da própria Igreja e que é urgente assumir o compromisso ecológico como parte da missão cristã. “A omissão também é um pecado”, afirma, fazendo um apelo por conversão e engajamento.
Confira em breve a entrevista completa na edição de agosto da Revista Missões.